Sejam Bem Vindos

Sejam Bem Vindos

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Massacre Catalão ..



Se confirmou todas as expectativas e o Barcelona não deu chances ao Santos na decisão do Mundial no domingo, a equipe de Guardiola é realmente muito acima da média é e disparada a melhor equipe do mundo no momento.

O Santos de Neymar que em minhã opinião foi extremamente mal escalada pelo Muricy que escalou três zagueiros que deixou o meio de campo com muito espaço para o rival que deitou e rolou e um show particular de Messi, Xavi ( que é melhor que Neymar ) e cia.

Cabe a equipe praiana recolher os cacos do sonho da terceira estrela e no seu centenario brigar novamente pelo titulo sul americano

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Ficando para trás ??

Em uma temporada que Corinthians brilhou com o titulo Brasileiro e o Santos com a Libertadores, seus principais rivais tiveram um ano catastrofico, Palmeiras e São Paulo mesmo por caminhos opostos não conseguiram brigar pelos titulos e se conformaram em um papel secundário no futebol paulista.

No Tricolor pesa a acomodação do elenco que parece farto de conquistas com jogadores petulantes e omissos com pouco compromisso com a camisa do São Paulo, o que ainda é pior é que apesar do São Paulo ter conquistados titulos importantes poucos jogadores do atual elenco tiveram participação nessas conquistas.

Mas a atmosfera de soberba começa em cima na diretoria, os diretores do Tricolor se acham acima da média e infaliveis mas o que se mostra na pratica e que se manter essa postura o São Paulo vai encontrar muitas dificuldades nos proximos anos.

Enquanto no Verdão a situação e ainda mais temerária, sem conquistas expressivas nos ultimos anos, o Palmeiras sofre com a ansiedade de sua sofrida torcida e o despreparo de sua diretoria amadora, o clube se mantém refém de idolos do passado e quando percebe que estes astros de outrora não resolvem a situação se cria um clima de desarmonia como aconteceu recentemente nos casos de Vagner Love e Kleber.

Essa situação se repetirá com Valdivia em breve pois o chileno que teve um otima passagem em 2008 é apenas uma palida lembrança desta época, outro fato que aumenta ainda mais a crise palmeirense é o estilo centralizador do tecnico Felipão que também é um idolo do passado que está longe do seu auge e se encontra absolutamente desatualizado,baseando seu jogo primordialmente em um time que vive de bolas paradas.

O que piora a situação é alto custo deste treinador que com mais de um ano e meio de trabalho mostra resultados pifíos e somente não caiu pela idolatria do carente torcedor alviverde e da bajulação da maioria da imprensa.

Por tudo isso a dupla Palmeiras e São Paulo deve mudar seus rumos ou aceitar virar coadjuvante dos rivais paulistas.

domingo, 4 de dezembro de 2011

A Perda de um Gênio

Socrátes o mítico craque corinthiano dos anos 80 faleceu neste inicio de manhã após um longo periodo com problemas de saúde em recorrência do alcoolismo como o próprio ex-atleta já reconheceu publicamente,
 
Os torcedores adoram comparações, e muitos questionam quem foi melhor Rai ídolo tricolor dos anos 90 ou seu irmão Socrátes, eu mesmo sendo um torcedor do São Paulo sou obrigado a reconhecer que apesar da carreira vitoriosa do talentoso meia tricolor, seu irmão mais velho foi muito mais jogador Socrátes jogava um futebol raro, com magia, técnica e puro talento.

No final dos anos 70 oriundo do Botafogo de Ribeirão Preto chegava ao Timão aquele jogador meio estranho muito alto, extremamente magro sem nenhuma pinta de atleta, mas que já tinha feito estrago pelo clube do interior, cobiçado também pelo São Paulo o jogador acabou tendo como destino o Parque São Jorge.

Já campeão em 79, o craque foi o principal protagonista de um momento marcante em nosso futebol a democracia corinthiana junto com outros craques da época como Wladimir, Casagrande que com o apoio do diretor Adilson Monteiro Alves que estabelecia um tratamento diferenciado aos atletas corintianos com uma democracia interna abolindo concentrações e isso em plena ditadura militar.

Vale ainda ressaltar que em campo esta equipe conseguiu o bicampeonato paulista ( 82 e 83 ) em cima do meu São Paulo e chegou nas semifinais do Brasileiro de 84, Socrátes ainda participou da expecional seleção Brasileira de 82 e também em 86 ambas com o mestre Telê Santana.

O craque corintiano ainda foi a ultima grande estrela do futebol brasileiro de época a ir jogar no exterior na Fiorentina, o jogador na época condicionou sua permanência ao sucesso da campanhas Diretas-Já movimento que consistia em resgatar o voto direto para presidente, como este movimento não obteve êxito, o Doutor foi jogar na Itália, ainda passou no final da carreira por Flamengo e Santos.

No futebol de jogadores desinformados e despolitizados, Socrátes foi uma rara exceção neste meio do futebol assim também como seu irmão Rai, descanse em paz Doutor Socrátes !!!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Curtinhas do Zé !!


Papelão Fenomenal - O craque Ronaldo em sua entrevista coletiva para ser apresentado como novo membro do COL ( Comitê Organizador Local ), deu uma entrevista no minimo deprimente, se mostrando mais perdido que cego em tiroteio o fenomêno mostrou claramente que será um fantoche nas mãos mafiosas de Ricardo Teixeira, sai dessa Fenomêno associação com Ricardo Teixeira é no minimo formação de quadrilha.

Coadjuvantes - Felipão e Luxemburgo acostumados a conquistas e o protagonismo nas grandes decisões no futebol brasileiro deram mostras reais que estão saindo do palco principal e ficando ofuscados por outros treinadores em ascensão, Felipão na proa do seu Verdão aspira somente atrapalhar a conquista do rival e em igual situação se encontra no Luxemburgo que ainda tem como consolo uma vaga na Libertadores para o Mengão,

Eletrizante - Realmente foi uma idéia genial esta história dos clássicos na ultima rodada do Brasileirão, depois de ver o titulo escapar nos últimos minutos, o Corinthians decide sua sorte contra o arquirival, porém do outro lado o Vasco também terá um clássico para tentar reverter a situação, mas não fica só por ai nos demais clássicos equipes em situação de desespero, outras brigando por Libertadores e uma rodada que tem tudo para ficar na história do futebol Brasileiro.

domingo, 27 de novembro de 2011

Isso é que é paixão !!!


É muito fácil torcer por um time grande como Corinthians, São Paulo, Flamengo entre outros que sempre estão brigando por titulos, que tem jogadores de alto nivel, e simples ser apaixonado por um time com este perfil.

Agora torcer para times menores com poucas chances de titulos que brigam normalmente pelo meio da tabela ou em divisõe inferiores é coisa de torcedor fanático e apaixonado, recentemente tivemos três exemplos de torcida que merecem um destaque.

A torcida da Ponte Preta de Campinas de uma lição de amor a sua quando a equipe campineira conseguiu o acesso para a elite do futebol nacional, a macaca uns dos clubes mais antigos do Brasil tem uma torcida numerosa e fanática mesmo a Ponte Preta em mais de cem anos não ter nenhum titulo expressivo.

Outra torcida fervorosa é o do Santa Cruz do Recife, um grande clube local mas em termos nacionais pode ser enquandrado na maximo com um clube médio, mas a torcida do Santa lota o Arrudão de forma seguida no Campeonato Brasileiro da Serie D, isso mesmo a quarta divisão do futebol brasileiro mas o torcedor não abandona a equipe que conseguiu o acesso para a Serie C.

Por fim a torcida do Napoli da Italia é outra torcida que incendeia seu time, na ultima semana uma materia sensacional com o comentarista Caio Ribeiro no Globo Esporte mostrou todo fanatismo desta media equipe italiana que teve um breve periodo de sucesso na decada de 80 com Careca e Maradona, a torcida napolitana segundo a materia canta uma canção tradicional no final do jogo quando o Napoli vence.

Isso é paixão pura, gratuita que incentiva seu clube mesmo sabendo que dificilmente essas equipes chegarão a conquistas expressivas, e tem como seu principal capital sua fanática e apaixonada torcida.

segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Timão Iluminado

O Corinthians está em um fase incrível mesmo jogando mal na maioria dos seus jogos, o time consegue a vitória e está a um passo do titulo nacional, gols nos minutos finais, viradas, vitorias sofridas tem sido rotina para o time corinthiano na competição.

A vitória sobre o Atlético Mineiro no ultimo domingo foi o mais puro retrato da campanha corintiana, após sair perdendo o Corinthians conseguiu uma improvável virada e o mais inacreditável com um gol do Imperador Adriano absolutamente fora de forma e após um jejum de mais de um ano sem marcar.

E agora a duas rodadas do final do Brasileirão o titulo está praticamente nas mãos do Corinthians que já pode ser campeão no próximo final de semana caso vença o Figueirense em Florianopolis e o Vasco não passe pelo Fluminense no clássico carioca.

Caso isso não ocorra o titulo será decidido na ultima rodada e o Corinthians pode ter a oportunidade de conquistar o titulo frente seu grande rival o Palmeiras o que fecharia com chave de ouro a temporada do Timão.

domingo, 13 de novembro de 2011

Curtinhas do Zé


Finalmente - A torcida Lusitana pode explodir e ecoar o grito de campeão da Serie B, com uma campanha invejável a Lusa sobrou na competição e com muita antencedência garantiu seu acesso a elite do futebol Brasileiro e para coroar a brilhante campanha veio o titulo, resta saber se a Portuguesa vai conseguir manter a base do seu bom time e reforçar para fazer um bom papel na Serie A na próxima temporada.

O dia do Fico - Quando todos imaginavam que os dias Neymar no futebol Brasileiro estavam contados, a grande noticia da semana, o craque santista com muita pompa anunciou que fica no Santos até o fim da Copa de 14 deixando para trás as propostas dos gigantes Barcelona e Real Madrid, acredito foi uma decisão acertada de Neymar e seu estafe, pois o jogador ainda é muito jovem e pode consolidar ainda mais sua imagem de super-craque dentro do futebol nacional para depois se aventurar em campos europeus.

A beira do Abismo - O Cruzeiro no inicio do Campeonato Brasileiro era apontado como uns do favoritos ao titulo em qualquer lista, o time mineiro fez uma bom primeiro semestre, mas a equipe mineira é uma completa decepção a cinco rodadas da final da competição o Cruzeiro está entre os 4 últimos colocados na zona de descenso e pode ser mais um gigante a disputar a Serie B, cada vez mais vai diminuindo o numero de equipes que nunca cairam, além da Raposa nunca caíram no Brasileiro Santos, São Paulo, Flamengo e Internacional.

domingo, 6 de novembro de 2011

Fase de Transição

Que fase do São Paulo, já são nove jogos sem vitórias no Brasileiro e a vaga para a Libertadores está em absoluto risco hoje apostaria que é mais provável o Tricolor sem a vaga, mas o time do Morumbi sempre passa por essas épocas de transição após anos de conquistas



Nas décadas de 40 e 50 o então jovem São Paulo batia de frente com o grandes e conquistava seus primeiros títulos, na década de 60 devido a construção do Morumbi o São Paulo passou por um periodo de vacas magras pois ainda contava com a concorrência do Santos de Pelé e a Academia Palmeirense

Somente na decada de 70 o Tricolor voltou a conquistar títulos e entre estas conquistas sempre um espaço de estiagem de títulos e reformulação de elenco, no inicio da década de 80 o São Paulo montou uma maquina com Dario Pereira, Serginho, Waldir Peres, Renato, Zé Sergio entre outros, e dominou o futebol Paulista, mas em 83 uma ampla reformulação e novamente um período com um time em reformulação,

O resultado disso foi o time que começou a brilhar em 85 com os jovens Muller, Silas e Sidney junto com os consagrados Careca e Pita esse time brilhou muito e conquistou títulos até em 88 quando novamente outro momento de mudança e mais alguns anos com poucos títulos e resultados expressivos.

Somente com a chegada de Telê, a paciência com Rai e a volta de Muller e a chegada jogadores como Zetti, Cafu e Palhinha o São Paulo novamente voltou a cena e a conquista dos seus primeiros títulos internacionais.

Essa fase de ouro durou até 94 e devido a forte concorrencia da parceria da Parmalat com o Palmeiras e do crescimento corintiano, o São Paulo sofreu seu mais longo período pós-Morumbi de times fracos e somente no inicio deste milénio o São Paulo voltou a montar um time forte com Kaká, Luis Fabiano, entre outros mas acabou fracassando frente ao jovem time do Santos de Robinho e Diego.

E novamente outro período de reformulação com a chegada dos jogadores do time montado pelo tecnico Cuca com Danilo, Grafite, Mineiro, Josué, Lugano e no ano seguinte este time sob o comando de Leão e Autuori conquistava novamente a América e o Mundo

Mesmo um pouco modificado esta equipe se manteve no topo e ainda conquistou o inédito tricampeonato Brasileiro e depois do desmanche desta equipe vencedora o São Paulo mais uma vez passa por um período de transição para se encontrar novamente um grupo forte e vencedor para levar o Tricolor de volta ao seu lugar, espero que em breve ...

domingo, 30 de outubro de 2011

Curtinhas do Zé


Ele é o Cara !! - Neymar é meio marrento, e um pouco cai-cai e aquele cabelinho é qualquer nota, mas o moleque joga muito, muito mesmo.., mesmo com o Santos apenas cumprindo tabela no Brasileiro o jovem craque continua destruindo, não tenho a menor duvida que estamos diante de um talento raro, daqueles jogadores que aparecem a cada 50 anos e acredito que em breve ele estará no mesmo patamar de Zico, Ronaldo e Romário e só abaixo de Pelé..

Tá com cara - O Corinthians está com aquele jeito de campeão, a sofrida vitória de hoje frente ao fraco Avai mostra que a camisa corintiana é muito forte, tem muito peso e na hora da decisão a equipe cresce muito e com uma tabela teoricamente fácil dificilmente o clube do Parque São Jorge deixará escapar o titulo nacional.

De Volta - Depois de três anos amargando a Serie B a Lusa com uma campanha espetacular garantiu o acesso para a elite do futebol Brasileiro na proxima temporada, a Portuguesa sobrou na competição com a vitória sobre a Ponte Preta na ultima sexta abriu inacreditáveis 13 pontos para a equipe de Campinas que é vice lider e também deve garantir o acesso nas proximas rodadas

sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Zebras Históricas

No futebol nem sempre as equipes mais tradicionais ou favoritas conquistam os títulos ou chegam na finais das competições, o futebol brasileiro é prodígio neste tipo de situação, vejam alguns exemplos de finais ou campeões atípicos :


Brasileiro 78 - O Guarani de Campinas que mesmo tendo alguns momentos importantes pode ser considerado no máximo um clube médio, em 78 era um clube minúsculo que montou um timaço a partir de sua base com Renato Pé Murcho, Careca, Zenon entre outros e surpreendeu o Palmeiras na final da competição se sagrando como a primeira equipe do Interior a conquistar um titulo nacional.

Brasileiro 85 - Com uma formula maluca completamente diferente do atual formato de pontos corridos, um campeonato com 40 equipes com varias etapas de classificação chegou a uma final mais que inusitada Coritiba x Bangu, a equipe carioca montou um excelente time com o apoio do bicheiro Castor de Andrade com o otimo ponta Marinho era favorita mas acabou perdendo nos penaltis para o Coxa que tinha como destaque o ponta Lela pai do Richarlyson Alecsandro e o bom goleiro Rafael.

Paulista 86 - Neste ano outra surpresa do interior Paulista a Internacional de Limeira foi a grande sensação da competição chegando a final e em pleno Morumbi vencendo Palmeiras ( de novo )  e conquistando o titulo Paulista com uma equipe comandada pelo técnico Pepe e como destaques o volante Gilberto Costa, e os atacantes Tato, Kita e Lê.

Paulista 90 - Final Caipira, pela primeira vez duas equipes do interior disputam o titulo da competição, Brigantino o Massa Bruta comandado pelo então iniciante técnico Vanderlei Luxemburgo que tinha como destaque o volante Mauro Silva e o Novorizontino clube já extinto que na época era comandado pelo Nelsinho Batista e o principal destaques o ponta Paulo Sérgio e o zagueiro Marcio Santos, esses três jogadores depois se sagram tetracampões pela seleção em 94, na ocasião o Bragantino de Luxemburgo levou a melhor e conquistou o titulo.

Brasileiro 2001 - O São Caetano que no ano anterior iniciava seu período de grande azarão do inicio do século ao chegar e perder a final da Copa João Havelange para o Vasco, pelo segundo ano consecutivo chegava a final contra outra supresa o Atletico-PR e novamente o Azulão acabou perdendo o titulo para os paranaenses, mas a equipe paulista ainda incomodou o grandes durante algumas temporadas em 2002 a equipe paulista conseguiu a proeza de chegar a uma final de Libertadores, mas novamente deixou o titulo escapar frente ao Olimpia do Paraguai, somente em 2004 em um final inusitada contra o Paulista de Jundiai, o São Caetano sob o comando de Muricy Ramalho chega ao seu sonhado titulo, ainda neste ano ocorreu a morte de seu jogador Serginho em pleno jogo contra o São Paulo no Morumbi, por coincidência depois deste fato o Azulão nunca mais foi o mesmo e parou de assombrar os grandes

Outras Zebras - Durante dois anos seguidos equipes do Interior Paulista o Santo André em 2004 frente ao Flamengo em pleno Maracanã e no ano seguinte o Paulista de Jundiai contra o Fluminense conquistaram a Copa do Brasil repetindo o Juventude de Caxias que havia superado o Botafogo em 99 e o Criciuma de Felipão que venceu o Grêmio em 91

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Impagáveis e Intragaveis

Benjamim Back um dos apresentadores do Estádio 97 e Colunista do Lance

Eu sou um fanático por futebol e por isso estou sempre acompanhando tudo que rola no dia a dia da midia esportiva na Televisão, Radio ( principalmente ), Internet, Jornal e dentro da cronica esportiva achamos de tudo locutor Pacheco, comentarista tendencioso, repórter chato, mas também temos locutores magistrais, comentaristas que sabem ler o jogo, e repórteres inteligentes que sabem questionar e entrevistar.

Em minha modesta opinião segue a lista de impagáveis: Mauro Beting, Flávio Prado, Juca Kfouri, Benjamim Back, Mano e Sombra do Estádio 97, Vanderley Nogueira, Mauricio Noriega, Paulo Soares, PVC, Eder Luis, Oscar Ulisses, Casagrande, Milton Leite, José Trajano, Fabio Serodio, Victor Birner, Thiago Leifer, Mauro Naves, Abel Neto, Quartarolo, Quesada, Milton Neves ( somente no rádio ), Luis Roberto, José Silverio.

E a lista dos intragáveis: Neto, Galvão Bueno, Luciano do Valle, Caio Ribeiro, Dr. Osmar, Edmundo, Junior, Roberto Carmona, Milton Neves ( na TV, Internet e Jornal ), Chico Lang, Avallone, Nilson Cesar, Domenico Gatto do Estadio 97, Claudio Carsughi, Arnaldo Cesar Coelho

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Falta treinador no Mercado ...


Emerson Leão depois de longos seis anos volta ao Morumbi em uma situação inusitada com um contrato de três meses, o experiente treinador aceitou treinar o São Paulo por um curto periodo para tentar salvar o restante da temporada tricolor.

Mas a contratação do citado técnico pelo São Paulo nos leva a questionamento, cadê os grandes treinadores do futebol brasileiro ??, estamos vivendo um período de escassez destes profissionais, pouquíssimos podem ser considerados top, alguns como Luxemburgo e Felipão mas pelo passado já distante do que pelos resultados atuais.

Em termos de resultados o único treinador atual que pode ser considerado top é Muricy que é um colecionador de troféus em praticamente todas equipes que atuou só recentemente foram quatro brasileiros ( 3 pelo São Paulo e 1 pelo Flu ) e uma Libertadores pelo Santos.

Com exceção do técnico santista o que temos é os figurões que não ganham nada de expressivo nos ultimos anos ou treinadores promissores como Dorival Junior, Ricardo Gomes, Adilson Batista que ainda não se firmaram e são apostas, por tudo isso é difícil a contratação de um técnico no escasso mercado nacional

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Timão x Cariocas ...

Realmente anda empolgante a reta final do Cariocão, ops Brasileirão, um equipe paulista liderando seguido por quatro cariocas, sendo que um destes ainda pode tomar a dianteira no meio da semana caso vença seu jogo.


Eu apostava minhas fichas que o titulo ficaria em São Paulo, mas com a derrocada do São Paulo e a fantastica campanha do quarteto do Rio de Janeiro é dificil apontar um prognóstico pois acho que os quatros clubes do Rio se equivalem tecnicamente e estão no mesmo patamar que solitário representante paulista o Corinthians,

E o titulo deve realmente ficar para a ultima rodada que se manter a situação atual será fantastico pois na ultima rodada teremos Vasco x Flamengo, Botafogo x Fluminense e o Corinthians encara o decandente mas sempre rival Palmeiras.,

São Paulo e Internacional devem correr por fora pela vaga na Libertadores e deve ficar fora pela briga pelo titulo do Cariocão, quer dizer Brasileirão mais carioca de toda história

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Curtinhas do Zé


Fim da Linha - Parece que o desfecho da mais nova crise paletrina a agressão sofrida pelo reserva João Vitor teve como principal vitima o atacante Kleber Enganadliador que entrou em rota de colisão com o Felipão e diretoria alviverde e não joga mais pelo Palmeiras enquanto Luis Felipe for o treinador do Verdão, as crises alviverde parece sem fim, vamos aguardar o desdobramento dos proximos capitulos deste embate entre as duas estrelas palmeirenses.

Serie B - A Lusa segue fazendo uma campanha brilhante e nos proximos jogos deve garantir sua vaga na elite do futebol brasileiro no proximo ano, além da Portuguesa, Ponte Preta e Nautico são favoritos também ao acesso, no momento o Americana ocupa a quarta vaga, esta equipe do interior paulista é o antigo Guarantinguetá que mudou de sede e nome e faz uma bela campanha o quinto lugar também é ocupado por uma equipe mudou recentemente de nome e sede o Boa de Varginha que antes era o Ituitaba da cidade do mesmo nome, ou seja existe um grande possibilidade de uma dessas equipes ascender a serie A, eu sinceramente espero que esta quarta vaga fique com um Sport ou clube de real expressão e tradição não essas equipes ciganas e de aventureiros que não acrescentam nada ao futebol brasileiro.

Serie C - Já na serie C duas equipes importantes tem boas chances de acesso e voltar a serie B, o Joinvilhe de Santa Catarina e o tradicional Payssandu de Belém do Pará, duas camisas importantes em seus respectivos Estados e de torcida numerosa, além destes estão na briga clubes tradicionais como o America de Natal, o CRB e o Chapecoense, além de Brasiliense e Ipatinga e o Rio Branco do Acre que está praticamente eliminado.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Rodada Corintiana




A rodada do final de semana foi excelente para o Corinthians que venceu o Atlético Goianiense e foi beneficiado pela derrota vascaina diante do Internacional em Porto Alegre, além disso o Timão fez uma bela partida frente a um adversário encardido como o Dragão Goiano e com muita eficiência se credencia como principal favorito ao titulo, na próxima rodada a parada também será dura frente ao Botafogo que mesmo caindo de produção nas ultimas rodadas conta com um belo time e pode complicar para o time Paulista.

Outra equipe que também teve uma rodada favorável foi o Flamengo que venceu o arquirival Fluminense em um jogo eletrizante e entrou firme na busca do titulo, o Mengão tem a vantagem de jogar a maioria do jogos da reta final no Rio, e com a experiência do Luxemburgo neste tipo de competição é hoje o principal rival corintiano pela conquista do titulo nacional.

O São Paulo apesar do fraco resultado da ultima quarta no empate contra o Cruzeiro acabou também tendo uma rodada razoável pois se manteve na 3º posição com a mesma diferença para o líder de quatro pontos o que atrapalha o Tricolor é sua irregularidade principalmente no Morumbi e somente uma reação neste fim de campeonato pode dar esperança para uma conquista do time do Morumbi,

Vasco, Botafogo e Fluminense que também são postulantes ao titulo tiveram uma rodada ruim, o time da Colina perdeu a liderança, o Fogão tropeçou frente a um frágil adversário em casa e o Fluminense perdeu um clássico praticamente ganho e fica mais distante do topo.

Restam dez rodadas e trinta pontos em disputa  e mesmo com o favoritismo corintiano ainda é difícil apontar que o campeonato está decidido, longe disso ainda vai rolar muita agua em baixo desta ponte e neste campeonato equilibrado e indefinido.

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Sem Confiança e sem cara de campeão


Ontem tive mais uma vez a impressão cada vez mais nitida que o São Paulo não briga pelo titulo nacional ficando no maximo com a vaga na Libertadores, não apenas pelo jogo de ontem mas pelo que a equipe vem apresentado nesta competição.

É um time inseguro que toma gols bobos, que perde oportunidades incriveis e que mostra um tecnico muito imaturo e cada vez mais perdido no comando Tricolor, dos quatro principais canditados ao titulo, o tricolor paulista é disparado o maior azarão.

O que sustenta o São Paulo na briga pela liderança foi o otimo inicio de campeonato, depois disso a equipe se mostra irregular e oscilante, não conseguindo uma sequência de resultados positivos e o pior de tudo é a pifia campanha no Morumbi e a fragilidade da defesa, na época do tricampeonato o mando de campo e o otimo desempenho da defesa eram marca registrada tricolor.

O elenco sãopaulino é muito bom no papel poucos times no Brasil tem em seu plantel jogadores do nivel de Rodolfo, Casemiro, Lucas, Dagoberto, Denilson, Piris, além claro do Rogerio Ceni e um banco com bons jogadores como Jean, Henrique, Cicero entre outros, além da otima contribuição do Rivaldo e da volta do Luis Fabiano que ainda é uma ingconita.

Um grupo de otimos jogadores que parece que não deu encaixe e dificilmente o Tricolor conquista o hepta este ano, quem sabe mantendo este grupo com um outro treinador na proxima temporada a equipe deslanche

domingo, 2 de outubro de 2011

Curtinhas do Zé


Será que encara ?? -  Com a proximidade da disputa do Mundial de Clubes, começa a indagação, será que o Santos encara o poderoso Barcelona campeão europeu com chances de bater o temido adversário, ou está mais próximo do papelão do Internacional no ano passado que caiu diante dos africanos do Mazembe e não teve a oportunidade de encarar a Internazionale na final, eu acho que o Santos vai supreender e vai jogar muito frente ao Barcelona e não me surpreenderia uma vitoria da equipe de Neymar e companhia.

Colecionador de Vexame - O decadente Palmeiras colecionou mais dois vexames nesta semana, um empate contra o Atlético Goianiense com dois jogadores a mais no final de semana passado e ontem mais um vexame para a coleção alviverde um empate em casa com o lanterninha e virtual rebaixado América-MG, vexames dentro e fora de campo é a rotina dos palmeirenses nos últimos anos, e parece que o também decadente Felipão está com os dia contados no Palestra, Que Fase ...

Rio-SP - A tabela de classificação mostra uma situação curiosa, dos oito primeiros colocados sete são dos eixo Rio-SP, o unico intruso é o Internacional na sétima posição, isso mostra claramente uma tendência devido ao poderio económico dos dois estados, fato que será agravado com a distribuição de cotas da televisão que deve acentuar a diferença para os times de outros estados, desde o inicio dos pontos corridos somente na primeira edição o titulo ficou em Minas com o Cruzeiro, em todas outras edições desde 2004 o titulo fica com paulista ou cariocas.

Seleção Verde - Para não falarem que eu só critico o Verdão, segue a Seleção Palmeirense : Marcos, Arce, Antonio Carlos, Cleber e Roberto Carlos; Cesar Sampaio, Zinho, Alex e Rivaldo; Edmundo e Evair.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Seleção entre renuncia e a paixão

A seleção Brasileira acabou de vencer a rival Argentina na " Superpeladas das Americas ", em Belém sob um forte entusiamo do torcedor local que encheu o Mangueirão e vibrou muito com as estrelas do futebol brasileiro em especial Ronaldinho e Neymar.


Por outro lado se a equipe ainda encanta nas regiões Norte e Nordeste, no Sul-Sudeste a equipe canarinho e visto com desdém e absoluta falta de entusiasmo deste torcedor, é raro ver um torcedor ficar empolgado com jogo da seleção brasileira, mesmo um confronto contra a Argentina não atrai tanto o interesse do torcedor desta parte do país,

Outro ponto polémico da semana foi a renuncia do jovem jogador Mário Fernandez do Grêmio que simplesmente ignorou a convocação e preferiu resolver assuntos pessoais e se dedicar ao seu clube, lógico não é o primeiro, nem será o ultimo jogador a abdicar de jogar pela seleção, mas o que causa estranheza é o fato de ser um jogador muito jovem para abrir mão de uma carreira na seleção.

domingo, 25 de setembro de 2011

Curtinhas do Zé ..



Capitão Barrado - A polêmica da semana que passou foi o caso Chicão, o zagueiro capitão corintiano e titular da equipe foi barrado pelo tecnico Tite para o clássico e decidiu pedir dispensa da concentração e do banco de revervas, a atitude do jogador não foi visto com bons olhos pela coletividade alvinegra, eu pessoalmente também discordo da decisão do jogador, achou que faltou humildade e espirito de grupo para o jogador que apesar de ser um otimo jogador não é intocável e deveria respeitar o atleta escalado para jogar no seu lugar.

Finalmente - Depois de meses de espera parece que finalmente os atacantes Luis Fabiano e Adriano devem fazer a estreia por suas respectivas equipes o Luis Fabiano tem previsão de estreia contra o Flamengo no proximo dia 02, enquanto o Imperador deve estrear no dia 09 contra o Atletico Goianiense, será que os medalhões irão render e melhorar o rendimento de suas equipes e será que eles serão decisivos na reta final da competição, acredito que os dois jogadores não frustarão seus torcedores e devem ser decisivos na disputa pelo titulo nacional que em minha opinião vai ficar na capital paulista.

Degola Mineira - Os mineiros estão fazendo um papelão neste Campeonato Brasileiro, as três equipes brigam contra o rebaixamento, o America praticamente já carimbou sua presença na serie B da proxima temporada, o Atletico mais uma vez tem como objetivo a permanência na Serie A, desde que começou a era de pontos corridos já virou uma rotina para o Galo brigar contra a degola, a supresa é a decepcionante campanha do Cruzeiro, visto por muitos como uma equipe favorita ao titulo, a Raposa faz uma campanha pifia e figura na parte de baixo da tabela para a tristeza dos fanáticos torcedores mineiros.

Seleção - Seleção do Tricolor Paulista dos jogadores que vi atuar : Rogerio Ceni, Cicinho, Lugano, Dario Pereira e Leonardo; Mineiro, Pita, Rai e Kaká; Muller e Careca.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Qual a maior rivalidade paulista ???

Qual o hoje pode ser considerado o clássico Paulista de maior rivalidade ??,

Corinthians x Palmeiras - Considerado pela maioria como o mais tradicional, a rivalidade é muito maior por parte dos palmeirenses e pelos corinthianos mais velhos, mas perdeu um pouco a força entre os corinthianos mais jovens devido a decadência técnica do rival nos últimos anos, ainda é considerado o principal clássico por boa parte da midía.

São Paulo x Santos - Uma rivalidade que se acentuou muito na ultima década, pelo crescimento técnico da equipe da baixada que impôs derrotas doloridas nos tricolores principalmente em partidas decisivas, a geração Diego e Robinho e agora mais recentemente Neymar e Ganso equilibram um duelo que era muito favorável ao São Paulo, mas mesmo com o crescimento da rivalidade, pode ser considerado um rivalidade moderada..

Corinthians x Santos - Mais ou menos na mesma linha, porém com ingredientes históricos fantásticos como os  tabus,  o mais famoso os 11 anos sem vitória corintiana na década de 60, as finais recentes também acirraram a rivalidade com as pedaladas do Robinho contra o gol de placa do Ronaldo em plena Vila Belmiro, mas também considero uma rivalidade moderada.

São Paulo x Palmeiras - Um clássico de rivalidade extrema tanto entre diretores e torcedores, que se acirrou ainda mais com o crescimento da torcida sãopaulina que superou a torcida rival, o surgimento da parceria com Parmalat também acirrou os animos colocando na época o Palmeiras como o grande rival no inicio dos anos 90, e por ultimo a supremacia tricolor em jogos eliminatórios como nas ultimas eliminações de Libertadores acabam criando uma clima de muita rivalidade entre as equipes.

Corinthians x São Paulo - Hoje sem duvida o clássico de maior rivalidade pela quantidade de títulos que as equipes disputam, pelo repercussão de midia que ambas equipes atraem e recentemente pelos atritos entre as respectivas diretorias, outro classico marcado por uma supeoridade em mata-mata, o Corinthians tem um histórico de vitórias neste tipo de competição frente ao rival é o classico de maior rivalidade entre os mais jovens e o de mais repercussão nacional

Palmeiras x Santos - O mais morno dos clássicos paulista, curiosamente as duas equipes não disputam um titulo diretamente há mais de quarenta anos, e nunca disputaram uma final, a rivalidade foi mais acentuada na década de 60, quando ao alviverde era o principal adversário do Santos de Pelé na luta pelos principais títulos da época.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

São Luis Felipe ou Jair Picerni de Grife


Não existe nada que me deixa mais irritado que a babação de ovo da imprensa esportiva paulista em cima do Sr. Scolari, poucos cronistas tem coragem de criticar o treinador palmeirense que a cada dia se torna mais chato, arrogante e prepotente.

O Palmeiras toma de 6 a 0 do Coritiba a culpa é da diretoria, dos jogadores, até do roupeiro e o ilustre treinador passa ileso, ano passado perdeu do rebaixado Goiás na semifinal da Copa Sul Americana a mesma situação.

Sempre as mesmas desculpas, o time é fraco se não fosse o Felipão que faz milagre, que tira leite de pedra, parem com isso, realmente o time do Palmeiras é mediano como 80%  por cento dos times do Brasileiro, mas times medianos e do mesmo nível como Botafogo e Vasco com treinadores sem a mesma pompa e ganhando bem menos que o técnico palmeirense estão na briga pelo titulo.

Outra desculpa dura de engolir é que os melhores treinadores passaram pelo Palmeiras e não deram jeito, só que poucos lembram que esta tese não procede o Luxembugo em 2008 ganhou o titulo paulista e ia muito bem no Brasileiro quando foi mandando embora pela diretoria por uma divergência no caso Keirrison.

O Muricy também não teve tempo de trabalhar, nos primeiros resultados negativos já foi demitido e no caso do Felipão é diferente o treinador está a um ano no comando alviverde e já disputou e perdeu de forma vexatória todos títulos que disputou,

Imprensa Paulista o Felipão não é Deus, não está imune a criticas, é hoje apenas um treinador ultrapassado, retranqueiro e chorão ...

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Curtinhas do Zé !!!


ChaTITElidade - Nada, nada mesmo é mais chato que as entrevistas do técnico Tite do Corinthians, depois da jogabilidade, treinabilidade, o chatissimo treinador do Corinthians consegue se superar em matéria de ser um entrevistado chato, com uma linguagem empolada cheia de frases feitas e teorias explicadas de uma forma chata e complicada cheio de metáforas e filosofia barata, eu não aguento mais, toda vez que a figura do competente ( até que é ) eu mudo a sintonia do radio ou de emissora, fala muito Chatite ....

Santíssima Trindade - Não se pode criticar o Felipão, Valdividro e Kleber Enganadliador na frente de palmeirenses que os mesmos ficam indignados, é que o Felipão foi campeão ( isso em 99 ), é que o Valdivia é craque ( nem no fraco Chile ele é titular ), é que o Kleber é brigador ( demagogo e corinthiano ), amigos palestrinos esses idolos de vocês estão roubando o Palmeiras, a reciproca não é verdadeira, o amor que os palmeirenses dedicam a eles não é correspondido, abram os olhos palestrinos, seu único idolo na verdade é o Marcos esse sim é palmeirense e sofre pelo seu time e corresponde ao amor de sua equipe.

Seleção de Nacionais - Tá certo o jogo foi horroso, o Brasil não jogou nada e a Argentina conseguiu ser ainda pior, tá certo que nem o Renato Abreu acreditou em sua convocação e menos ainda de sua titularidade, mas mesmo com tudo isso eu prefiro ver uma seleção de jogadores que jogam aqui, do que uma seleção de europeus, de jogadores que estão andando para o Brasil, e ainda por cima poucos jogadores que atuam fora são melhores do que esses que foram convocados, talvez Daniel Alves, Thiago Silva, Hernanes e Marcelo sejam muito superiores a seleção tupiniquim o restante é tudo do mesmo nível do que atuam por aqui ..

Todos os Tempos - A cada semana uma seleção diferente segue a do Corinthians, os que eu vi jogar é óbvio : Dida, Rogério, Fabio Luciano, Gamarra e Wladimir; Rincon, Vampeta, Socrátes e Marcelinho; Tevez e Casagrande

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Velha Nova Discussão: Pontos Corridos ou Mata Mata

Ultima final Santos x Corinthians em 2002

Vira e mexe aparece alguém na midía com esta polêmica, qual a melhor formula para o Campeonato Brasileiro, o ultimo foi o cartola corintiano Luis Paulo Rosenberg que declarou que defende a volta do sistema mata-mata e quem defende essa idéia é visto na midía com a turma do mal, enquanto quem defende os pontos corridos é visto como a turma do bem...

Eu pessoalmente acho que a grande vantagem dos pontos corridos foi estabelecer um calendário mais consistente aos clubes, pois mantém as equipes em atividade durante toda a temporada,, além de claro premiar a equipe mais regular da competição..

Porém acho que seria viavel uma final com os campeões de cada turno, com a equipe com a melhor campanha jogando por dois empates e o segundo jogo em casa, por que defendo essa tese ??, alguns argumentos :

Valorização da Conquista de Turno - Com um campeonato longo com 38 rodadas somente no final temos uma celebração de titulo, com essa formula a conquista do turno passa a ser uma conquista inquestionável que leva o clube a final do campeonato, e condiciona a possibilidade da conquista do campeonato caso a mesma equipe também vença o segundo turno.

Possibilidade de Recuperação - Uma equipe que começe muito mal a competição tem na virada do turno uma chance de recuperação e ainda sonhar com o titulo e não apenas ficar em posição intermediaria durante todo campeonato.

Glamour da Final - Logico que ser campeão em qualquer situação é maravilhoso, mas em disputa com final é muito mais emocionante e muito mais marcante, dois jogos com duas grandes equipes disputando um titulo nacional é algo que deixa saudades de finais épicas como Flamengo x Atletico em 80, São Paulo x Guarani em 86, Corinthians x Cruzeiro em 98, Santos x Botafogo em 95, Corinthians x Santos na ultima grande decisão em 2002 o histórico jogo das pedaladas.

Mas de qualquer maneira mesmo sem o jogo final entre os campeões de turno, o Campeonato de Pontos Corridos é a formula que deve prevalecer para a estabilidade das equipes que com isso tem um calendário definido e uma certeza de atividade até o encerramento do ano..

sábado, 10 de setembro de 2011

Doutor Mágico da Bola


Socrátes em 82 na seleção Brasileira

Socrátes o mítico craque corinthiano dos anos 80 está passando por um serio problema de saúde em recorrência do alcoolismo como o próprio ex-atleta já reconheceu publicamente, uma pena estou torcendo pelo reestabelecimento desta lenda de nossos gramados e um ídolos não apenas dos alvinegros como de todo amante do futebol.

Os torcedores adoram comparações, e muitos questionam quem foi melhor Rai ídolo tricolor dos anos 90 ou seu irmão Socrátes, eu mesmo sendo um torcedor do São Paulo sou obrigado a reconhecer que apesar da carreira vitoriosa do talentoso meia tricolor, seu irmão mais velho foi muito mais jogador Socrátes jogava um futebol raro, com magia, técnica e puro talento.

No final dos anos 70 oriundo do Botafogo de Ribeirão Preto chegava ao Timão aquele jogador meio estranho muito alto, extremamente magro sem nenhuma pinta de atleta, mas que já tinha feito estrago pelo clube do interior, cobiçado também pelo São Paulo o jogador acabou tendo como destino o Parque São Jorge.

Já campeão em 79, o craque foi o principal protagonista de um momento marcante em nosso futebol a democracia corinthiana junto com outros craques da época como Wladimir, Casagrande que com o apoio do diretor Adilson Monteiro Alves que estabelecia um tratamento diferenciado aos atletas corintianos com uma democracia interna abolindo concentrações e isso em plena ditadura militar.

Vale ainda ressaltar que em campo esta equipe conseguiu o bicampeonato paulista ( 82 e 83 ) em cima do meu São Paulo e chegou nas semifinais do Brasileiro de 84, Socrátes ainda participou da expecional seleção Brasileira de 82 e também em 86 ambas com o mestre Telê Santana.

O craque corintiano ainda foi a ultima grande estrela do futebol brasileiro de época a ir jogar no exterior na Fiorentina, o jogador na época condicionou sua permanência ao sucesso da campanhas Diretas-Já movimento que consistia em resgatar o voto direto para presidente, como este movimento não obteve êxito, o Doutor foi jogar na Itália, ainda passou no final da carreira por Flamengo e Santos.

No futebol de jogadores desinformados e despolitizados, Socrátes é um rara exceção neste meio do futebol assim também como seu irmão Rai e espero que o craque se recupere em breve e nos contemple com sua genialidade mesmo fora dos gramados, Força Doutor Socrátes !!!

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Rogerio Ceni, o Mito !!!


Nos sãopaulinos desta geração somos sem duvida nenhuma privilegiados, como os santistas que viram Pelé, e os palmeirenses da época do Ademir da Guia, estamos tendo a oportunidade de ver nosso maior jogador em plena atividade, Rogerio não é apenas um idolo tricolor como tantos outros : Rai, Muller, Cafu, Zetti, etc ...,Rogerio é alma tricolor é um mito, daquele que aparece um vez em cada século,

E neste feriado de 7 de Setembro, o Mito comemora duas façanhas: 21 anos de clube e o mais impressionante 1000 jogos com a camisa tricolor, uma façanha que somente dois jogadores no futebol brasileiro alcançaram Roberto Dinamite no Vasco, e Pelé no Santos.

Os craques citados acima jogaram em outras equipes, Dinamite jogou no Barcelona e na Portuguesa e Pelé no Cosmos, enquanto Rogério jogou apenas no São Paulo mais uma façanha deste impressionante atleta que nesses 21 anos de São Paulo ganhou praticamente todos titulos possiveis, sendo o grande protagonistas nos dois mais importantes, foi o artilheiro tricolor na Libertadores de 2005 algo inacreditável para um goleiro, e o principal jogador na decisão contra o Liverpool no titulo mundial do mesmo ano com uma atuação espetacular.

O craque é tão iluminado que o seu centessimo gol, algo inédito para um jogador de sua posição aconteceu em um clássico contra o Corinthians no inico desse ano, por tudo isso Rogério Ceni esta consagrado como o maior e o mais importante jogador do São Paulo, e graças a Deus eu e outros milhões de tricolores em todo o Brasil somos testemunhas vivas da trajetória de um mito, Parabéns Rogerio Ceni, a nação tricolor te idolatra...

domingo, 4 de setembro de 2011

Equilibrio e Irregularidade ...


Nas ultimas rodadas do Campeonato Brasileiro o Corinthians teve uma queda de rendimento brusca e mesmo assim segue lider da competição pois seus principais rivais também patinam e mostram uma irregularidade impressionante.

Das equipes do pelotão da frente somente o Botafogo apresenta um retrospecto de evolução nos ultimos jogos, mas será que a boa fase da equipe carioca dura muito, pois apesar de contar com um bom time, seu elenco é reduzido e isso pode fazer a diferença na hora de decidir.

Por isso é dificil apontar um favorito destacado, nas proximas rodadas a tendência é a liderança mudar de mãos e passar por muitos times e somente nas ultimas rodada se define quem briga de fato pelo titulo e quem vai brigar apenas por uma vaga na Libertadores.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Corinthians 101 anos !!!


Hoje se encerra oficialmente o centenário do Corinthians, o alvinegro completa hoje 101 anos se não teve o que comemorar no seu centenário, o Timão tem muito o que comemorar em toda sua história, o clube mais popular de São Paulo, nos últimos 30 anos principalmente se firmou como uma das potências nacionais com títulos expressivos de Brasileiros e Copas do Brasil, falta apenas um titulo internacional para solidificar o Corinthians na ponta entre os clubes brasileiros.

Para chegar a esse estágio o Corinthians passou por alguns momentos ruins, ao conquistar o titulo Paulista do IV Centenário em 54, a Fiel nunca ia imaginar que o próximo titulo iria demorar mais de vinte anos e somente em 77 com o sofrido gol de Basilio acabava o martírio da fila interminável, porém a partir dai o clube se tornou um papão de títulos incluindo um período magico da Democracia Corintiana com Dr. Socrátes, Casagrande, Wladimir e outros.

Mas o primeiro titulo nacional veio apenas em 90 em cima do meu tricolor em um ano inspirado do apenas mediano Neto, depois desta conquista o clube finalmente acabou com o estigma de clube regional e a Copa do Brasil de 95 e o time bicampeão brasileiro de Marcelinho, Rincon e Edilson confirmaram essa tendência.

Nos anos 2000 o Corinthians sempre esteve entres os protagonistas do futebo nacional e sofreu uma mancha em sua longa história com o rebaixamento em 2007, mas voltou em grande estilo e com a contratação de Ronaldo Fenómeno em 2009 voltou a conquistar títulos importantes e implantar a era do Marketing no Fubebol Brasileiro, falta apenas a cobiçada Libertadores para que o Corinthians que não por isso deixa de ser gigante e com certeza um dos três principais clubes brasileiros, parabéns a toda nação corintiana !!!

domingo, 28 de agosto de 2011

Tarde de Clássicos


Devido as famosas " entregadas " de São Paulo e Palmeiras ao Fluminense para impedir o titulo corintiano na temporada passada, a CBF teve a idéia de fazer a ultima rodada do Brasileiro recheado de clássicos para amenizar algum favorecimento ou algum corpo mole, parece uma idéia interessante,  veremos  se vai funcionar na prática.

Vamos aos pitacos dos classicos de hoje :

Santos x São Paulo - empate : O peixe virou um carrasco do Tricolor nos ultimos confrontos, mas acredito que desta vez o São Paulo arranca pelo menos um empate na Vila.

Palmeiras x Corinthians - vitória do alvinegro, : No outro classico paulista, o momento do Timão é muito melhor que o adversário e deve vencer e levar o titulo do Primeiro Turno

Flamengo x Vasco - vitória do time da colina : O eterno Freguês Vasco vai levar a melhor no principal clássico carioca e deve entrar de vez na busca pelo titulo nacional

Nos outros classicos :
Atletico x Cruzeiro - empate,
Internacional x Grêmio - vitória do Colorado,

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

97 anos e em um crise crônica !!



O Palmeiras completa hoje 97 anos de existência, sem duvida um dos gigantes do futebol brasileiro com um passado repleto de conquistas e glórias, tenho alguns amigos palmeirenses como meus parceiros do Mundo do Society Adriano e Cisco, meu querido amigo de diretoria do Sem Limite Osmar, meu vizinho Zé Cabeção que com certeza devem estar de cabeça inchada com a situação atual deste quase centenário Verdão.

Ontem mais uma eliminação mesmo jogando bem e vencendo a partida por 3 a 1 contra o Vasco a equipe alviverde deu adeus a Copa Sul Americana e praticamente sepultou a unica chance de titulo na temporada, já que dificilmente estará na briga pelo titulo brasileiro devendo se contentar em brigar por uma vaga na Libertadores.

E essa é a realidade atual do gigante esmeraldino que se tornou um coadjuvante dentro do cenário nacional e até mesmo regional já que não tem a mesma força que seus rivais paulistas e o pior de tudo é a coleção de vexames da equipe alviverde, segue alguns mais recentes :

Goleada de 6 a 0 para o Coritiba no inicio do ano, derrota e eliminação em pleno Pacaembu para o Goias na Sul Americana do ano passado, derrota para o Botafogo em 2009 na ultima rodada e a perda da vaga para a Libertadores em um campeonato que o clube liderou duarante boa parte da temporada, eliminação recente também para o Ipatinga pela Copa do Brasil em pleno Palestra.

E mesmo contando com seus principais idolos recentes como Kleber Gladiador ( da Fiel ), Valdivia ( eterno reserva do Chile ), e Felipão ( que também está na fila a quase 10 anos ) o futuro parece sombrio para o Palmeiras, apesar de tudo isso parabéns a toda coletividade Palmeirense !!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O que é um grande Time ??



O Brasil tem teoricamente doze equipes grandes : Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Grêmio, Internacional, Atletico, Cruzeiro; como essas equipes chegaram a este estágio de clube grande ???, seria as conquistas, o numero de torcedores, os craques que vestiram essas camisas ??

Acho que um pouco de tudo ..., como já foi relatado neste blog, até uns anos atrás, mais precisamente até o inicio dos anos 90 o campeonato Estadual era o mais valorizado e o que ocupava mais espaço dentro da temporada e estes clubes disputam os estaduais mais fortes e tradicionais e desta forma as conquistas até este periodo davam a grandeza para estes clubes.

Porém os regionais foram perdendo espaço e suas conquistas minimizadas, o clube para manter o status precisa de uma conquista nacional ou até internacional e com o advento dos pontos corridos esta situação ficou ainda mais nitída.

Nesses ultimos anos alguns clubes passam por um escassez preocupante de titulos expressivos como o Palmeiras que nos ultimos 12 anos ganhou apenas um titulo paulista assim também como Botafogo e Atletico que tem poucas e inexpressivas conquistas nestas ultimas decadas, será que esses clubes devem começar a se preocupar em perder o status de grande nos proximos anos ou somente o tamanho de suas torcidas são capazes de manter esses times no pelotão de elite.

Será que teremos no Brasil um numero menor de times protagonistas que aliam conquistas importantes, torcida numerosa e otima estrutura, eu sinceramente acho que essa é a tendência, nos proximos dez anos no maximo teremos cinco ou seis clubes realmente grandes e outros passarão a equipes medias e coadjuvantes e brigando apenas por posições intemediarias, quem viver virá ...

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Time dos Sonhos


São Paulo - 85 : da esq. para dir.  Oscar, Gilmar, Falcão, Dario Pereira, Nelsinho e Zé Teodoro; agachados : Muller, Silas, Careca, Sidney e Pita

Todo torcedor tem aquele time que não sai de sua cabeça e de sua retina que ele lembra de cor e salteado a escalação e tem uma doce lembrança desta época, os corinthianos devem lembrar do time da democracia de Dr. Socrates, outros mais jovens devem lembrar do time de Rincon e Marcelinho bicampeão Brasileiro, os palmeirenses das academias da decada de 70, da geração Parmalat do fabuloso time do Luxemburgo outros devem preferir o time campeão da Libertadores de Felipão e Alex.

Os santistas tem pelo menos três gerações de Meninos da Vila, de Juari e Pita no final da decada de 70, o de Robinho  e o atual Santos de Neymar e Ganso, além claro dos mais antigos da época de Pelé e Pepe, eu como torcedor do São Paulo também tenho o meu time predileto e olha que o São Paulo teve times esplêndidos no ultimos 30 anos.

A maquina do inicio da decada de 80 com Serginho, Valdir Peres e Renato, o time bicampeão do Mundo de Telê e Rai, o time tricampeão Mundial de Ceni, Mineiro e recentemente o time tricampeão brasileiro de Muricy, mas o time tricolor que não esqueço ganhou um paulista e um brasileiro entre 85/86 os Menudos do Morumbi do mestre Cilinho, que time fantástico: Gilmar, Zé Teodoro, Oscar, Dario Pereyra e Nelsinho; Marcio Araujo, Silas e Pita; Muller, Careca e Sidney.

Nunca vi um time jogar um futebol tão belo e eficiente como esse, jogava por musica o quarteto da frente destruia, os jovens Silas, Muller e Sidney vindo dos juniores e os experientes Careca e Pita no auge, a zaga então era brincadeira, nessa época vivendo meus 11, 12 anos reafirmei minha paixão pelo tricolor e tive o privilégio de ver esse time que não sai de minha memória e de minha retina...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Anos 2000 e os Pontos Corridos

Cruzeiro primeiro campeão da era dos Pontos Corridos

O Campeonato Brasileiro de 99 foi um dos mais tumultuados com a polêmica em torno do caso Sandro Hiroshi atleta na ocasião do São Paulo que foi punido por adulteração de documentos na época que jogava no interior paulista, o Tricolor foi punido por utilizar o atleta em alguns jogos e um desses jogo contra o Botafogo que acabou beneficiado afastava o time carioca da degola do rebaixamento e colocava o Gama, o clube candango entrou na justiça comum criando uma grande crise.

A CBF mexeu os pauzinhos e manteve os dois clubes na primeira divisão e trouxe de reboque Fluminense e Bahia que estavam na Serie B com a chamada Copa João Havelange e assim se iniciava o milênio no Futebol Brasileiro com virada de mesa.

A Comenball também mudou o formato de disputa da Copa Libertadores aumentando o numero de participantes de 21 para 32 o que aumentou ainda mais a cobiça pela vaga na competição, o numero de vagas do Brasil aumentou de 2 para 5,

Em 2003 o Campeonato Brasileiro pela primeira vez adotava o sistema de pontos corridos com turno e returno, algo que se tornou indispensável para os clubes pois possibilitava as equipes se manterem em atividade durante todo ano, nos primeiro ano o Cruzeiro foi campeão com sobras, depois disso o dominio ficou com os paulistas e atualmente o futebol carioca domina com dois titulos seguidos.

Para viabilizar a disputa de um campeonato longo com praticamente oito meses de disputa o Estadual perdeu de vez o espaço sendo hoje usado pela maioria dos times como pré-temporada, o Brasileiro tem como atrativo além do titulo, a vaga na Libertadores que é aceito como meta para muitos times, que também tem a chance de conquistar a vaga pelo atalho da Copa do Brasil, enfim acabou o romantismo dos regionais e surgiu a disputa pela America a qualquer custo ..

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Obsessão para conquistar o Mundo


São Paulo Campeão da Libertadores 92 da esq. para a dir. : Adilson, Ivan, Zetti, Cafu, Ronaldão e Antonio Carlos; agachados : Muller, Palhinha, Pintado, Rai e Elivelton

No inicio dos anos 90 o Campeonato Brasileiro já ocupava metade da temporada, os estaduais ainda detinham muito interesse dos clubes e torcedores, o Botafogo do Rio acabava de sair de um jejum de 21 anos sem titulos e neste periodo era o Palmeiras que amargava um fila interminável.

Mas a Libertadores ainda não atraia o interesse dos clubes brasileiros e o dominio argentino era amplo, mas um titulo de um clube brasileiro mudou esse conceito, em 92 o São Paulo ganhava a America quebrando um escrita de nove anos sem titulos brasileiros,

Depois deste titulo se quebrou uma barreira e finalmente a Libertadores se tornou o sonho dourado dos brasileiros e isso se acentuou com o titulo mundial do tricolor no mesmo ano e o bicampeonato no ano seguinte da Libertadores e do Mundial.

Ainda neste periodo o Palmeiras finalmente saiu da fila com o titulo estadual de 93 com o apoio da Parmalat empresa italiana de laticinio que firmou uma forte parceria com a equipe paulista, e o futebol iniciou a era das parcerias.

Varias equipes e empresas se associavam mas nenhuma conseguia repetir a formula vitoriosa da parceria palmeirense , nesse periodo foi injetado muito dinheiro no futebol brasileiro e a meta principal sobretudo era a conquista da America e do Mundo.

Um ano depois a conquista do tetra mundial pela Seleção Brasileira impulsionou ainda mais a obsessão por titulos internacionais, ainda nesta decada Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Palmeiras se sagraram campeões da Libertadores e todos falharam na disputa do Mundial.

Esse panorama diminuiu o interesse pelo Estaduais, o paulista por exemplo chegou a ganhar o pejorativo apelido de Paulistinha, o Palmeiras chegou a disputar a primeira partida da final de 99 com um time misto para dar prioridade para a competição continental.

domingo, 14 de agosto de 2011

Copa União : Evolução ou Virada de Mesa ??


Flamengo Campeão da Copa União - 87 da esq. para a direita: Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho, Agachados: Bebeto, Ailton, Renato Gaucho, Zico e Zinho

Em minha ultima postagem fiz um resumo do futebol nos anos 80 e sua diferença para o futebol de hoje, como aconteceu esse processo de mudança e transformação ??,

Ainda antes no final do anos 80 mais precisamente em 1987 um fato contribuiu muito para se iniciar um processo de criar um Campeonato Brasileiro em um formato mais enxuto na quantidade de times e com mais tempo para a competição na temporada que foi a Copa União.

O regulamento do ano anterior definia que 28 equipes classificadas para a 2º fase da competição, seria os participantes do campeonato, porém alguns equipes importantes como Vasco, Botafogo e outros ficaram de fora.

Com o apoio da midia esportiva e com a liderança de cartolas importantes da época se criou o Clube dos 13 com os 12 times grandes do país, além de Santa Cruz, Goias, Bahia e Coritiba e uma competição com 16 equipes em turno unico e com uma semifinal com os 4 primeiros colocados,

Na verdade uma virada de mesa pois equipes como Guarani vice campeão no Brasileiro anterior e America- RJ terceiro colocado ficaram de fora da principal divisão ( Modulo Verde ) e relegados a uma 2º Divisão ( Modulo Amarelo )

Para amenizar a retirada de alguns clubes como os citados acima, os cartolas do recem fundado Clube dos 13 juntamente com a CBF incluiu no regulamento que os finalistas dos Modulos Verde e Amarelo iriam jogar um Quandragular para apontar o campeão Brasileiro assim como os representantes da Libertadores.

Flamengo campeão e Internacional vice não aceitaram disputar com os times do Modulo Amarelo Sport e Guarani o Quandragular que apontou o Sport como campeão brasileiro da tempora apos superar o Bugre na Final e indicou os mesmos para a Libertadores do ano seguinte.

Mas polêmicas a parte foi o primeiro embrião de um Campeonato Brasileiro que surgiu com uma formula de disputa de turno e com um numero enxuto de equipes, a Copa União ainda foi disputada  no ano seguinte, em 89 com o inicio da Era Ricardo Teixeira a competição voltou a se chamar Campeonato Brasileiro,

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Futebol de ontem e de hoje


Magica Seleção de 82 da esq. para direita os jogadores e os times em que atuavam na época :
Waldir Peres ( São Paulo ), Leandro ( Flamengo ), Oscar ( São Paulo ), Falcão ( Roma ) Luisinho ( Atletico ) e Junior ( Flamengo ), agachados : Socrates ( Corinthians ), Cerezo ( Atletico ), Serginho ( São Paulo ), Zico ( Flamengo ) e Eder ( Atletico )

Quem tem mais de 35 anos viveu uma fase do futebol absolutamente diferente do atual momento, o futebol nos anos 80 tinha uma outra atmosfera, um outro universo, vejam algumas diferenças:

- Jogadores: Os grandes astros desta época tinham um carreira longa e duradoura nos seus respectivos times, Dinamite no Vasco, Zico no Flamengo, Socrates no Corinthians, Reinaldo no Atletico, Serginho no São Paulo e depois no Santos entre outros e com isso criavam uma idenficação com a massa, o jogadores passavam quase toda a carreira no futebol brasileiro e somente já maduros embarcavam para os sonho europeu,

- Campeonatos: Nessa época o principal campeonato em disputa era o Estadual que era disputado durante sete e até oito meses, o Paulistão por exemplo era disputado com 20 clubes em turno e returno com semifinais e as vezes até quartas de finais, e o campeão era extremamente valorizado, o Brasileiro era de tiro curto, com dezenas de times em varios grupos, a Libertadores era totalmente desvalorizada se equivale a o que é a Copa Sul Americana.

- Imprensa: Completamente diferente de hoje reporteres praticamente dentro do campo, não havia exclusividade de tranmissão para uma unica emissora, nesta época até a TV Cultura exibia jogos ao vivo, entrevista coletiva com qualquer perna de pau cheio de assessores nem pensar, os jogadores mesmos os mais famosos falavam individualmente com os reporteres e como esquecer da equipe da TV Record Silvio Luiz, Flavio Prado e Eli Coimbra, com uma transmissão descontraida e divertida,

A intenção desta coluna não é ser saudosista e sim apresentar um realidade bem diferente da atual com todo glamour, dos jogadores milionarios, do Brasileirão de pontos corridos e da supervalorizada Libertadores,