São Paulo Campeão da Libertadores 92 da esq. para a dir. : Adilson, Ivan, Zetti, Cafu, Ronaldão e Antonio Carlos; agachados : Muller, Palhinha, Pintado, Rai e Elivelton
No inicio dos anos 90 o Campeonato Brasileiro já ocupava metade da temporada, os estaduais ainda detinham muito interesse dos clubes e torcedores, o Botafogo do Rio acabava de sair de um jejum de 21 anos sem titulos e neste periodo era o Palmeiras que amargava um fila interminável.
Mas a Libertadores ainda não atraia o interesse dos clubes brasileiros e o dominio argentino era amplo, mas um titulo de um clube brasileiro mudou esse conceito, em 92 o São Paulo ganhava a America quebrando um escrita de nove anos sem titulos brasileiros,
Depois deste titulo se quebrou uma barreira e finalmente a Libertadores se tornou o sonho dourado dos brasileiros e isso se acentuou com o titulo mundial do tricolor no mesmo ano e o bicampeonato no ano seguinte da Libertadores e do Mundial.
Ainda neste periodo o Palmeiras finalmente saiu da fila com o titulo estadual de 93 com o apoio da Parmalat empresa italiana de laticinio que firmou uma forte parceria com a equipe paulista, e o futebol iniciou a era das parcerias.
Varias equipes e empresas se associavam mas nenhuma conseguia repetir a formula vitoriosa da parceria palmeirense , nesse periodo foi injetado muito dinheiro no futebol brasileiro e a meta principal sobretudo era a conquista da America e do Mundo.
Um ano depois a conquista do tetra mundial pela Seleção Brasileira impulsionou ainda mais a obsessão por titulos internacionais, ainda nesta decada Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Palmeiras se sagraram campeões da Libertadores e todos falharam na disputa do Mundial.
Esse panorama diminuiu o interesse pelo Estaduais, o paulista por exemplo chegou a ganhar o pejorativo apelido de Paulistinha, o Palmeiras chegou a disputar a primeira partida da final de 99 com um time misto para dar prioridade para a competição continental.
Nenhum comentário:
Postar um comentário