Sejam Bem Vindos

Sejam Bem Vindos

domingo, 28 de agosto de 2011

Tarde de Clássicos


Devido as famosas " entregadas " de São Paulo e Palmeiras ao Fluminense para impedir o titulo corintiano na temporada passada, a CBF teve a idéia de fazer a ultima rodada do Brasileiro recheado de clássicos para amenizar algum favorecimento ou algum corpo mole, parece uma idéia interessante,  veremos  se vai funcionar na prática.

Vamos aos pitacos dos classicos de hoje :

Santos x São Paulo - empate : O peixe virou um carrasco do Tricolor nos ultimos confrontos, mas acredito que desta vez o São Paulo arranca pelo menos um empate na Vila.

Palmeiras x Corinthians - vitória do alvinegro, : No outro classico paulista, o momento do Timão é muito melhor que o adversário e deve vencer e levar o titulo do Primeiro Turno

Flamengo x Vasco - vitória do time da colina : O eterno Freguês Vasco vai levar a melhor no principal clássico carioca e deve entrar de vez na busca pelo titulo nacional

Nos outros classicos :
Atletico x Cruzeiro - empate,
Internacional x Grêmio - vitória do Colorado,

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

97 anos e em um crise crônica !!



O Palmeiras completa hoje 97 anos de existência, sem duvida um dos gigantes do futebol brasileiro com um passado repleto de conquistas e glórias, tenho alguns amigos palmeirenses como meus parceiros do Mundo do Society Adriano e Cisco, meu querido amigo de diretoria do Sem Limite Osmar, meu vizinho Zé Cabeção que com certeza devem estar de cabeça inchada com a situação atual deste quase centenário Verdão.

Ontem mais uma eliminação mesmo jogando bem e vencendo a partida por 3 a 1 contra o Vasco a equipe alviverde deu adeus a Copa Sul Americana e praticamente sepultou a unica chance de titulo na temporada, já que dificilmente estará na briga pelo titulo brasileiro devendo se contentar em brigar por uma vaga na Libertadores.

E essa é a realidade atual do gigante esmeraldino que se tornou um coadjuvante dentro do cenário nacional e até mesmo regional já que não tem a mesma força que seus rivais paulistas e o pior de tudo é a coleção de vexames da equipe alviverde, segue alguns mais recentes :

Goleada de 6 a 0 para o Coritiba no inicio do ano, derrota e eliminação em pleno Pacaembu para o Goias na Sul Americana do ano passado, derrota para o Botafogo em 2009 na ultima rodada e a perda da vaga para a Libertadores em um campeonato que o clube liderou duarante boa parte da temporada, eliminação recente também para o Ipatinga pela Copa do Brasil em pleno Palestra.

E mesmo contando com seus principais idolos recentes como Kleber Gladiador ( da Fiel ), Valdivia ( eterno reserva do Chile ), e Felipão ( que também está na fila a quase 10 anos ) o futuro parece sombrio para o Palmeiras, apesar de tudo isso parabéns a toda coletividade Palmeirense !!!

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

O que é um grande Time ??



O Brasil tem teoricamente doze equipes grandes : Corinthians, Palmeiras, São Paulo, Santos, Flamengo, Fluminense, Vasco, Botafogo, Grêmio, Internacional, Atletico, Cruzeiro; como essas equipes chegaram a este estágio de clube grande ???, seria as conquistas, o numero de torcedores, os craques que vestiram essas camisas ??

Acho que um pouco de tudo ..., como já foi relatado neste blog, até uns anos atrás, mais precisamente até o inicio dos anos 90 o campeonato Estadual era o mais valorizado e o que ocupava mais espaço dentro da temporada e estes clubes disputam os estaduais mais fortes e tradicionais e desta forma as conquistas até este periodo davam a grandeza para estes clubes.

Porém os regionais foram perdendo espaço e suas conquistas minimizadas, o clube para manter o status precisa de uma conquista nacional ou até internacional e com o advento dos pontos corridos esta situação ficou ainda mais nitída.

Nesses ultimos anos alguns clubes passam por um escassez preocupante de titulos expressivos como o Palmeiras que nos ultimos 12 anos ganhou apenas um titulo paulista assim também como Botafogo e Atletico que tem poucas e inexpressivas conquistas nestas ultimas decadas, será que esses clubes devem começar a se preocupar em perder o status de grande nos proximos anos ou somente o tamanho de suas torcidas são capazes de manter esses times no pelotão de elite.

Será que teremos no Brasil um numero menor de times protagonistas que aliam conquistas importantes, torcida numerosa e otima estrutura, eu sinceramente acho que essa é a tendência, nos proximos dez anos no maximo teremos cinco ou seis clubes realmente grandes e outros passarão a equipes medias e coadjuvantes e brigando apenas por posições intemediarias, quem viver virá ...

quinta-feira, 18 de agosto de 2011

Time dos Sonhos


São Paulo - 85 : da esq. para dir.  Oscar, Gilmar, Falcão, Dario Pereira, Nelsinho e Zé Teodoro; agachados : Muller, Silas, Careca, Sidney e Pita

Todo torcedor tem aquele time que não sai de sua cabeça e de sua retina que ele lembra de cor e salteado a escalação e tem uma doce lembrança desta época, os corinthianos devem lembrar do time da democracia de Dr. Socrates, outros mais jovens devem lembrar do time de Rincon e Marcelinho bicampeão Brasileiro, os palmeirenses das academias da decada de 70, da geração Parmalat do fabuloso time do Luxemburgo outros devem preferir o time campeão da Libertadores de Felipão e Alex.

Os santistas tem pelo menos três gerações de Meninos da Vila, de Juari e Pita no final da decada de 70, o de Robinho  e o atual Santos de Neymar e Ganso, além claro dos mais antigos da época de Pelé e Pepe, eu como torcedor do São Paulo também tenho o meu time predileto e olha que o São Paulo teve times esplêndidos no ultimos 30 anos.

A maquina do inicio da decada de 80 com Serginho, Valdir Peres e Renato, o time bicampeão do Mundo de Telê e Rai, o time tricampeão Mundial de Ceni, Mineiro e recentemente o time tricampeão brasileiro de Muricy, mas o time tricolor que não esqueço ganhou um paulista e um brasileiro entre 85/86 os Menudos do Morumbi do mestre Cilinho, que time fantástico: Gilmar, Zé Teodoro, Oscar, Dario Pereyra e Nelsinho; Marcio Araujo, Silas e Pita; Muller, Careca e Sidney.

Nunca vi um time jogar um futebol tão belo e eficiente como esse, jogava por musica o quarteto da frente destruia, os jovens Silas, Muller e Sidney vindo dos juniores e os experientes Careca e Pita no auge, a zaga então era brincadeira, nessa época vivendo meus 11, 12 anos reafirmei minha paixão pelo tricolor e tive o privilégio de ver esse time que não sai de minha memória e de minha retina...

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Anos 2000 e os Pontos Corridos

Cruzeiro primeiro campeão da era dos Pontos Corridos

O Campeonato Brasileiro de 99 foi um dos mais tumultuados com a polêmica em torno do caso Sandro Hiroshi atleta na ocasião do São Paulo que foi punido por adulteração de documentos na época que jogava no interior paulista, o Tricolor foi punido por utilizar o atleta em alguns jogos e um desses jogo contra o Botafogo que acabou beneficiado afastava o time carioca da degola do rebaixamento e colocava o Gama, o clube candango entrou na justiça comum criando uma grande crise.

A CBF mexeu os pauzinhos e manteve os dois clubes na primeira divisão e trouxe de reboque Fluminense e Bahia que estavam na Serie B com a chamada Copa João Havelange e assim se iniciava o milênio no Futebol Brasileiro com virada de mesa.

A Comenball também mudou o formato de disputa da Copa Libertadores aumentando o numero de participantes de 21 para 32 o que aumentou ainda mais a cobiça pela vaga na competição, o numero de vagas do Brasil aumentou de 2 para 5,

Em 2003 o Campeonato Brasileiro pela primeira vez adotava o sistema de pontos corridos com turno e returno, algo que se tornou indispensável para os clubes pois possibilitava as equipes se manterem em atividade durante todo ano, nos primeiro ano o Cruzeiro foi campeão com sobras, depois disso o dominio ficou com os paulistas e atualmente o futebol carioca domina com dois titulos seguidos.

Para viabilizar a disputa de um campeonato longo com praticamente oito meses de disputa o Estadual perdeu de vez o espaço sendo hoje usado pela maioria dos times como pré-temporada, o Brasileiro tem como atrativo além do titulo, a vaga na Libertadores que é aceito como meta para muitos times, que também tem a chance de conquistar a vaga pelo atalho da Copa do Brasil, enfim acabou o romantismo dos regionais e surgiu a disputa pela America a qualquer custo ..

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

A Obsessão para conquistar o Mundo


São Paulo Campeão da Libertadores 92 da esq. para a dir. : Adilson, Ivan, Zetti, Cafu, Ronaldão e Antonio Carlos; agachados : Muller, Palhinha, Pintado, Rai e Elivelton

No inicio dos anos 90 o Campeonato Brasileiro já ocupava metade da temporada, os estaduais ainda detinham muito interesse dos clubes e torcedores, o Botafogo do Rio acabava de sair de um jejum de 21 anos sem titulos e neste periodo era o Palmeiras que amargava um fila interminável.

Mas a Libertadores ainda não atraia o interesse dos clubes brasileiros e o dominio argentino era amplo, mas um titulo de um clube brasileiro mudou esse conceito, em 92 o São Paulo ganhava a America quebrando um escrita de nove anos sem titulos brasileiros,

Depois deste titulo se quebrou uma barreira e finalmente a Libertadores se tornou o sonho dourado dos brasileiros e isso se acentuou com o titulo mundial do tricolor no mesmo ano e o bicampeonato no ano seguinte da Libertadores e do Mundial.

Ainda neste periodo o Palmeiras finalmente saiu da fila com o titulo estadual de 93 com o apoio da Parmalat empresa italiana de laticinio que firmou uma forte parceria com a equipe paulista, e o futebol iniciou a era das parcerias.

Varias equipes e empresas se associavam mas nenhuma conseguia repetir a formula vitoriosa da parceria palmeirense , nesse periodo foi injetado muito dinheiro no futebol brasileiro e a meta principal sobretudo era a conquista da America e do Mundo.

Um ano depois a conquista do tetra mundial pela Seleção Brasileira impulsionou ainda mais a obsessão por titulos internacionais, ainda nesta decada Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Palmeiras se sagraram campeões da Libertadores e todos falharam na disputa do Mundial.

Esse panorama diminuiu o interesse pelo Estaduais, o paulista por exemplo chegou a ganhar o pejorativo apelido de Paulistinha, o Palmeiras chegou a disputar a primeira partida da final de 99 com um time misto para dar prioridade para a competição continental.

domingo, 14 de agosto de 2011

Copa União : Evolução ou Virada de Mesa ??


Flamengo Campeão da Copa União - 87 da esq. para a direita: Leandro, Zé Carlos, Andrade, Edinho, Leonardo e Jorginho, Agachados: Bebeto, Ailton, Renato Gaucho, Zico e Zinho

Em minha ultima postagem fiz um resumo do futebol nos anos 80 e sua diferença para o futebol de hoje, como aconteceu esse processo de mudança e transformação ??,

Ainda antes no final do anos 80 mais precisamente em 1987 um fato contribuiu muito para se iniciar um processo de criar um Campeonato Brasileiro em um formato mais enxuto na quantidade de times e com mais tempo para a competição na temporada que foi a Copa União.

O regulamento do ano anterior definia que 28 equipes classificadas para a 2º fase da competição, seria os participantes do campeonato, porém alguns equipes importantes como Vasco, Botafogo e outros ficaram de fora.

Com o apoio da midia esportiva e com a liderança de cartolas importantes da época se criou o Clube dos 13 com os 12 times grandes do país, além de Santa Cruz, Goias, Bahia e Coritiba e uma competição com 16 equipes em turno unico e com uma semifinal com os 4 primeiros colocados,

Na verdade uma virada de mesa pois equipes como Guarani vice campeão no Brasileiro anterior e America- RJ terceiro colocado ficaram de fora da principal divisão ( Modulo Verde ) e relegados a uma 2º Divisão ( Modulo Amarelo )

Para amenizar a retirada de alguns clubes como os citados acima, os cartolas do recem fundado Clube dos 13 juntamente com a CBF incluiu no regulamento que os finalistas dos Modulos Verde e Amarelo iriam jogar um Quandragular para apontar o campeão Brasileiro assim como os representantes da Libertadores.

Flamengo campeão e Internacional vice não aceitaram disputar com os times do Modulo Amarelo Sport e Guarani o Quandragular que apontou o Sport como campeão brasileiro da tempora apos superar o Bugre na Final e indicou os mesmos para a Libertadores do ano seguinte.

Mas polêmicas a parte foi o primeiro embrião de um Campeonato Brasileiro que surgiu com uma formula de disputa de turno e com um numero enxuto de equipes, a Copa União ainda foi disputada  no ano seguinte, em 89 com o inicio da Era Ricardo Teixeira a competição voltou a se chamar Campeonato Brasileiro,

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Futebol de ontem e de hoje


Magica Seleção de 82 da esq. para direita os jogadores e os times em que atuavam na época :
Waldir Peres ( São Paulo ), Leandro ( Flamengo ), Oscar ( São Paulo ), Falcão ( Roma ) Luisinho ( Atletico ) e Junior ( Flamengo ), agachados : Socrates ( Corinthians ), Cerezo ( Atletico ), Serginho ( São Paulo ), Zico ( Flamengo ) e Eder ( Atletico )

Quem tem mais de 35 anos viveu uma fase do futebol absolutamente diferente do atual momento, o futebol nos anos 80 tinha uma outra atmosfera, um outro universo, vejam algumas diferenças:

- Jogadores: Os grandes astros desta época tinham um carreira longa e duradoura nos seus respectivos times, Dinamite no Vasco, Zico no Flamengo, Socrates no Corinthians, Reinaldo no Atletico, Serginho no São Paulo e depois no Santos entre outros e com isso criavam uma idenficação com a massa, o jogadores passavam quase toda a carreira no futebol brasileiro e somente já maduros embarcavam para os sonho europeu,

- Campeonatos: Nessa época o principal campeonato em disputa era o Estadual que era disputado durante sete e até oito meses, o Paulistão por exemplo era disputado com 20 clubes em turno e returno com semifinais e as vezes até quartas de finais, e o campeão era extremamente valorizado, o Brasileiro era de tiro curto, com dezenas de times em varios grupos, a Libertadores era totalmente desvalorizada se equivale a o que é a Copa Sul Americana.

- Imprensa: Completamente diferente de hoje reporteres praticamente dentro do campo, não havia exclusividade de tranmissão para uma unica emissora, nesta época até a TV Cultura exibia jogos ao vivo, entrevista coletiva com qualquer perna de pau cheio de assessores nem pensar, os jogadores mesmos os mais famosos falavam individualmente com os reporteres e como esquecer da equipe da TV Record Silvio Luiz, Flavio Prado e Eli Coimbra, com uma transmissão descontraida e divertida,

A intenção desta coluna não é ser saudosista e sim apresentar um realidade bem diferente da atual com todo glamour, dos jogadores milionarios, do Brasileirão de pontos corridos e da supervalorizada Libertadores,

terça-feira, 9 de agosto de 2011

Lobo Octagenário



Mario Jorge Lobo Zagallo um dos personagens mais querido e ao mesmo mais controverso do nosso futebol, completa hoje 80 anos de vida, quase todo dedicado ao futebol.

Zagallo foi bicampeão mundial pela seleção como jogador ( 58 e 62 ), tricampeão como treinador ( 70 ) e tetra como auxiliar tecnico ( 94 ) e vice campeão mais uma vez como treinador em 98, o tecnico também foi medalha de prata nas Olimpiadas de Atlanta em 96.

Um curriculo invejável na seleção, além de inumeros titulos por clubes principalmente por Botafogo e Flamengo, o Velho Lobo também é um personagem polêmico por seu patriotismo exarcebado e por declarações históricas como famoso como o " Vocês vão ter que me engolir " após conquistar a Copa America em 97 após ser muito criticado pela imprensa paulista.

O treinador muito contestado em São Paulo somente ganhou alguma simpatia após sua passagem pela Portuguesa em 99, mas é indiscutível que é um personagem marcante na história de nosso futebol, por isso vida longa ao Velho Lobo...

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Gigantes no Topo



A Globo deve estar rindo a toa, chegando a um terço do Campeonato Brasileiro os três principais clubes do Brasil estão em um disputa acirrada ponto a ponto pelo titulo brasileiro, Flamengo, Corinthians e São Paulo nessa ordem lideram a classificação da competição e devem protagonizar um briga sem precedentes pelo titulo nacional.

Para apimentar ainda essa disputa craques consagrados pela midia estão ou estarão  vestindo a camisa dessas equipes : Ronaldinho e Thiago Neves arrebentando no Flamengo, Adriano e Liedson se recuperando de contusão e em breve devem atuar pelo Corinthians, e Rivaldo mesmo muito veterano segue brilhando no Tricolor que aguarda com expectativa a estreia do Luis Fabiano.

É prematuro apontar um favorito ao titulo brasileiro da temporada mas é uma tendência que estas três equipes se alternem na ponta da tabela e é muito provável que o campeão saia desta disputa, das outras equipe postulante ao titulo Vasco e Palmeiras carecem de um elenco mais numeroso e de qualidade, Inter, Cruzeiro e Grêmio decepcionam, Botafogo e Fluminense são irregulares,

Portanto para a alegria da midia esportiva as três principais forças do futebol tupiniquim serão os protagonistas pelo titulo da temporada ...

domingo, 7 de agosto de 2011

Novo Maracanazzo



Julho de 1950, a maior trágedia do futebol brasileiro, Copa do Mundo final Brasil 1 x 2 Uruguai, mais de 200 mil pessoas presentes no Maracanã assistiam a o Brasil perder a final da Copa de virada para o valente time uruguaio.

Mais de 60 anos depois, após um longo periodo de ostracismos eis que surge de novo a Celeste Olimpica, 4º lugar na ultima Copa, vice-campeão sub-17 ( eliminado o Brasil ) e finalmente Campeão da Copa América, além do expressivo vice campeonato do Peñarol clube mais popular de nossos vizinhos.

E os uruguaios ressurgem com uma seleção formada por jogadores do quilate de Muslera, Lugano, Cavani, Luis Suarez e sobretudo o craque Diego Forlán que ao contrário dos craques brasileiros rende mais na seleção que em seu clube o Atletico de Madrid,

Isso tudo as vesperas de uma nova Copa do Mundo do Brasil em 2014, se manter a regularidade nos proximos anos os uruguaios podem sim sonhar em calar de novo o Maracanã e ressucitar o pesadelo brasileiro do Maracanazzo....